maio 23, 2008

Mephisto e o Dr Calligaris

Poxa,
Um tempão sem postar...
Nada não, a semana foi um pouco difícil.
Aporrinhações aqui e ali...
Mas sobrevivi!
Neste ínterim, assisti mais uma vez ao filme Mephisto.
O ator seduzido pelo poder, rebaixado a marionete, conformado e lançado novamente ao escárnio dos que não podendo possuir sua arte furam-lhe os olhos como ocorreu ao Assum Preto de Gonzagão.
Mais uma vez lembrei-me da ministra que saiu por falta de ambiente e dos nossos governantes.
O filme é um clássico com um tema universal.
Não deixe de assistir se é que ainda não o fez.
Às vezes, eu mesmo me pego, como o protagonista ao final do filme, dizendo a uma audiência que não distingo pela incandescência do feerismo existencial: "o que querem de mim? Eu sou apenas um ator!
Mas aí baixa Raulzito - de metamorfose ambulante - e eu pronuncio com um sotaque de Piritiba:

"...se hoje eu te odeio amanhã te tenho amor
te tenho horror
te faço amor
eu sou um ator!
É fácil chegar a um objetivo num instante..."


Prá matar o tempo, se é que você tem algum vivo, vai aí um bom papo com Contardo Calligaris. Humor, inteligência, lugares comuns, idiossincrasias...enfim , todos os inmgredientes de uma boa conversa. Boa e longa conversa: 2 horas!
Se não tiver muito tempo, chame o download e vá assar um peru; quando voltar o vídeo já estará todo carregado e você vai puder pular o lenga-lenga ao seu bel-prazer arrastando para a direita a bolinha com o símbolo da UOL que corre sobre a linha do tempo no rodapé da janela.
Preste atenção na parte na qual Contardo faz menção ao constrangimento que o grupo promove sobre o indivíduo forçando-o a assumir uma atitude gregária.

Hasta luego!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails