setembro 05, 2007

Da gávea

Não dá nem prá acreditar,
a semana voou e já estamos às vésperas de um final de semana prolongado.
Hoje estou com uma tremenda dificuldade em não falar de política, mas já decidi: não vou falar!
O post vai ser curto e terminar com uma indicação.
Pois então, vamos lá!
Desde janeiro, do alto da gávea do ano (cestinho do mastro dos navios) também chamado de "caralho" pelos portugueses quinhentistas, avistei o feriadão.
A gávea real (não a metafórica) era o pior lugar da caravela: balançava, o sol queimava, era solitária e, invariavelmente, viv'alma costumava se dispor a revezar com o condenado no posto "mais alto" do navio!
Justamente por isso, quando um marujo se comportava mal, era mandado para esta "casa do caralho"!
Parece-me um pouco com o atual estado da cadeira do presidente do senado.
Mesmo se faz um pouco de calor, balança e ninguém vem te substituir, aproveite, olhe para o horizonte e planeje o fim-de-semana; bien sûr, talvez você não aviste a Musa Veloso para quem esta nação de maridos virgens paga pensão, mas quem sabe se uns dias na praia, algumas caipirinhas e umas chineladas na patroa não sirvam como (bom) entretenimento?
Faça como D. Pedro I, levante a espada suba na besta e grite!
Obs: Não necessariamente nesta mesma ordem.
Perdão, pelo momento semi-baixaria!
Então...
A independência do país será comemorada com a mesma hipocrisia de tantas vezes.
Felizmente estaremos de folga na sexta!
Eu, você e a torcida do flamengo.
Meu alter-ego está alterado.
Memorize: 07 de setembro, 12 de outubro e 02 de novembro caem sempre no mesmo dia da semana num mesmo ano; portanto se você gosta de dobradinhas (ou tripladinhas) este ano é o ano!
Prega igual só quando caírem na segunda-feira.
Planejo para este final de semana a leitura (de pelo menos parte) de um livro que sempre esteve nos meus planos e que finalmente me chegou sobre a forma de presente:

On Food and Cooking:
The Science and Lore of the Kitchen (Hardcover)

Tudo que você sempre quis saber sobre a química intrínseca dos alimentos. As emulsões, as proteínas, gorduras, amidos, a ultraestrutura dos alimentos pluricompostos (como o leite, o sorvete etc), as composições pormenorizadas, as alterações estruturais provocadas pelo calor, ácidos e forças mecânicas; um pouco de história, etimologia, química, nutrologia e dicas de saúde, física das temperaturas, timing de cozimento e particularidades dos utensílios. Tudo isto num tratado completo adotado por chefes do mundo inteiro. Você finalmente vai saber porque o leite que foi congelado não presta para o capuccino a menos que você tenha um frother à mão.
Se você não sabe o que um frother, aí pegou!
O link abaixo o levará para os comentários sobre o livro no site da Amazon (mais de cem). Se você quer saber um pouco mais como reproduzir bons resultados na cozinha este é o livro. Se você é um nerd culinário amador e tem uma cozinheira capaz de usar um termômetro, creio que o investimento vale a pena.
Volto após o feriado!



Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails