setembro 20, 2008

Seleção dionisíaca

Semaninha cheia essa minha!
Pouco tempo até para vir aqui pelo Morpheus.
Nesta terça-feira realizamos a primeira quimioterapia hipertérmica intra-abdominal da Bahia no Hospital Aliança.
Treze horas de cirurgia para deter uma carcinomatose peritoneal por tumor de ovário seguidas de um "banho" de cisplatina a 42ºC por duas horas!
Um verdadeiro atropelamento.
Felizmente tudo deu certo e espero que a paciente em questão integre os 60% dos sobreviventes em 5 anos que é o que promete esta nova abordagem dos casos nos quais anteriormente simplesmente abríamos o adômen e fechávamos entregando paciente à evolução natural da doença.
Uma nova era de esperança para pacientes jovens que, anteriormente, estavam em sentença de morte inapelável.
Se você é anestesiologista clique aqui para baixar a última revisão sobre ao assunto.


Abaixo, como prometido os melhores classificados dentre os tintos chilenos - na opinião dos chilenos!
Muito assunto para discussão mas com uma ressalva: os chilenos sabem melhor que quaisquer outros críticos o que melhor se faz no seu próprio país. Se você for por lá, não deixe de conferir; se conseguir encontra por aqui, não deixe de comprar!

(clique na imagem para ampliá-la em melhor legibilidade)


















Prometo postar os brancos em breve.
Até mais

Um comentário:

andreromeo disse...

Caro Manellis:

No dia 09 de setembro deste ano a Sra. I.C.P.F. completou três anos de operada por carcinomatose peritoneal decorrente de tumor mucinoso de ovário, sendo submetida, ao que me consta, à primeira peritonectomia a Sugarbaker no Brasil, fora do eixo Rio-São Paulo. (12h de cirurgia)
Tenho que confessar que a paciente "comeu o pão que o diabo amassou" no P.O., mas, hoje, encontra-se em remissão absoluta, livre da doença e de quimioterápicos, bem e feliz.
No Hospital Santo Amaro, onde ocorreu a cirurgia, não dispomos de equipamento para realizar a QHIP, mas fomos apoiados por uma equipe fabulosa de intensivistas e de enfermagem; e, last but not least, tanto a paciente quanto a equipe cirúrgica tiveram a sorte de contar com nosso bravo e querido Dr. Hélcio, Anestesiologista da melhor cepa, grande responsável pelo êxito da intervenção.
Enviarei algumas fotos da cirurgia ao seu e-mail.
... e por falar em cepa, não esqueça dos brancos.
Um abraço,

André

Related Posts with Thumbnails