julho 29, 2008

A gosto, eu não trabalho!

Recebi um puxão de orelha irado de Mme Zeca (querida mentora e figura de importância biográfica para este blogger) a propósito do post em que ratifico o atestado de óbito que já dei a muito tempo sobre a "academia"
Quer saber do mais...
Ela tá certa!
Alguém precisa acreditar que pode mudar as coisas, as instituições...fazê-las melhor.
Esses alguéns precisam ser jovens e carregarem dentro de si o bug das utopias!
Não serão os velhos mutilados, sinecuristas de plantão ou os profundamente conscientes os que vão começar alguma revolução bem-sucedida. Cabe à gente do bem, ainda que passada da idade, patrocinar as energias dos mais jovens e idealistas e administrar-lhes o caminho protegendo-os no que for possível.
Sim, é isso que se tem que fazer!
Nada de discursos nihilistas e desestimulantes.
O pessimismo realista ao qual às vezes se chega depois de alguma idade, não nos tiraria jamais do período neolítico para a sofreguidão por conseguir o novo iPhone!
O tempo segue e infelizmente este não é um blog teen ou mesmo dedicado à inspiração de futuros talentos. Trata-se apenas de um repositório de textos reflexivos e para-reflexivos de um Morpheus middle-aged.
Eu mesmo, esse Morpheus middle-aged, amargo à minha maneira, a constatação de que a opção existencial que constato ser à preferida no nosso país é a da alienação e do laissez-faire.
Esta, a mesma opção que está por trás do fracasso de todas as filosofias libertárias.
Para ser livre (uma vez que não se esteja) é necessário lutar!
Mas... quem lutaria se a prisão fosse minimamente confortável ou tão indigente a ponto de não haver energia disponível nem ao menos para alimentar uma revolta?
Muito complicado...
Alcatraz, a famosa prisão insular americana, disponibilizava água quente para seus internos - era a única prisão americana que fazia isto - com o intuito de criar aversão pela água fria do mar que cercava a ilha e que teria de ser atravessado em caso de fuga efetiva.
Quem quer ser livre não pode deixar-se ser "acostumado" com água quente!
Mãe só tem uma, qualquer outra pessoa que tenta imitá-la total ou parcialmente está querendo algo que você só daria pacificamente para aquela que trocou suas fraldas!

Mas quem disse que liberdade é um item básico para a humanidade?
Se estamos realmente condenados a sermos livres, como disse Sartre, livrar-se dessa condenação e da angústia que ela causa é, para muitos, paradoxalmente, renunciar à liberdade; alienar-se!
Este ano, a associação dos magistrados resolveu publicar em seu site a lista de candidatos com ficha suja, ou ao menos suspeita, na justiça. Nenhuma candidatura foi impugnada e... pior: a percentagem de eleitores que, pesquisados, declararam não terem a intenção de mudar seus planos de voto apesar de seu candidadato estar "sujo" dá a exata medida da propriedade das declarações de dois grandes brasileiros:
Nelson Rodrigues: "O povo é o vilão da história"
Pelé: "Brasileiro não sabe votar!"
Enquanto o povo segue narcotizado, as milícias, o narcotráfico e os colarinhos brancos já estão em efetiva campanha por seus candidatos.

O título de eleitor que o brasileiro ostenta como carteira democrática, me remete muito menos a um fator de orgulho que à imagem de uma criança bêbada que tenha em mãos uma carteira de habilitação para dirigir uma carreta.

País doido este nosso!
Randomicamente comentando en passant...
Há mesmo quem defenda que o nosso atraso no ranking da inovação tecnológica mundial se deva ao fato de buscarmos indevidamente o ineditismo em vez de dedicarmo-nos ao maquiamento de tecnologias já desenvolvidas!
Qual seria, para estes apologistas da falta de originalidade, a compreensão do termo decent person?
Ainda bem que os 3 brasileiros que estouraram a boca do balão no Eisner Awards deste ano - o Oscar dos quadrinhos - não pensam assim!

*****

Mas voltando a Mme Zeca, é bom lembrar que o querido Platão fundou sua academia longe da pólis ateniense porque não queria mais saber da cidade e de sua gente - povo e políticos!
Por aqui, o mesmo acontece, só que numa forma perversamente variante: a academia não é mais um tentáculo avançado da sociedade; remete muito mais a uma perna gangrenada inchada de professores que publicam pouco sendo que o pouco que publicam não é citado por ninguém além dos seu compadres.
O número decrescente de pessoas capazes e dispostas a enfrentar a liturgia da iniciação acadêmica é um fenômeno mundial.
Aposto 100 contra um que a vacina contra a malária, se é que vai sair um dia, sairá das pesquisas de uma fundação tal como a Bill e Melinda Gates Foundation.
Este é o caminho.
A academia foi fundada num ímpeto de rejeição à pólis - daí a expressão "amor platônico"-; ganhou importância e voltou a integrá-la; agora, é a sociedade que parece disposta a emplastrá-la no isolamento de um biotério.
A USP nossa universidade melhor ranqueada é apenas a 113ª do mundo! A segunda colocada dentre as brasileiras no último ranking mundial da Webometrics Ranking of World Universities, a Unicamp, é a 212ª.
Imagine onde estão as federais nordestinas!

Clique aqui
para ver o ranking das universidades brasileiras - na coluna extrema esquerda, a posição no ranking mundial.

Alex Atala inseriu seu restaurante D.O.M. entre os 50 melhores do mundo; Ou seja, pensamos melhor na cozinha do que nas universidades.
Não disse isso à última pessoa que me pediu opinião sobre seguir ou não carreira acadêmica aqui no nordeste, mas considero a empreitada - inclusive à luz deste raking - algo equivalente a carregar água num cesto em meio a um campo de tiro.
Para quem quiser saber, os rankings mais respeitados são os da Universidade Jiao Tong da China e o das publicações US News & World Report e o da Times (inglesa)

Mas agosto vem aí!
Manellis estará de férias e o Morpheus entrará em hibernação terapêutica até a entrada de Setembro.
Quando entrar setembro... (viva Beto Guedes, nosso George Harrison!)

Pretendo me meter numa fria,
Uma boa fria: temporada de snowboarding no Chile!
Ué, por que Chile, se a Argentina é mais perto?
O motivo está nesta última descoberta desta ciência vibrante e dinâmica chamada psicanálise: ao contrário do que pensava Freud, Lacan, Jung e outros menos votados, o EGO, esta coisa complexa que faz a gente fazer coisas abomináveis, não passa, na definição de seus decobridores, do Argentino que mora em nós!
Eu não quero ir pra um país onde os egos andam soltos pela rua, deprovidos de corpos biológicos e mal-educados que são, quando querem ser legais, perguntam: Que talllll?
Os meus planos de conhecer a Islândia foram adiados em função dos mesmos problemas enfrentados pelos protagonistas do excelente filme "Os Savages"
Não deixem de assistir, interessa a todos e a qualquer um!
Espero voltar inteiro deste meu mais novo embate com a montanha gelada,
Me aguardem!

Na mala de viagem, algum material que faço questão de indicar aos vistantes deste modesto rincão virtual:

Aí vai...
Acabei de tomar conhecimento de que um grupo de pessoas, com DNA cognitivo aparentemente semelhante, está tocando um projeto em muito semelhante ao que aparece nos meus delírios (queira Deus que meus delírios sejam tão modestos como minha discreta pessoa!).
Sob o acrônimo IFE - Instituto de formação e educação foi criada uma agremiação de pessoas interessadas em cultura e na promoção da evolução pessoal de seus membros.
Pensaram, montaram, estudaram, obtiveram suporte e agora botaram na praça a revista semestral Dicta e Contradicta que já foi referida como bastante promissora e quiçá uma congênere qualitativa da nova-iorquina The New Criterion - a bíblia magazínica da intelectualidade crítica da Big Apple na opinião de seus assinantes (bem os não assinantes...deixa prá lá!)

Abaixo, uma imagem do da The New Criterion para possíveis interessados visitantes
Este ano, a Nature publicou, em sequencia, nove excelentes textos sobre música que diponibilizo aos confrades pelo link abaixo.
Os ensaios são profundos, densos, curtos e incrivelmente acessíveis mesmo para os que não diferenciam notação musical de sânscrito.
Indeed, I strongly recommend!
Clique aqui para baixar o pack com os ensaios

Para ler entre uma queda e outra estou levando, além do meu exemplar da excelente D & C -Dicta e Contradicta comprada aqui mesmo em Salvador na Civilização Brasileira do Barra Center, o super recomendado - para você que além de foodie, se acha f*:

"O pedante na cozinha": O pedante na cozinha' não é um livro de receitas culinárias. Também não é um romance sobre um homem, que depois de fazer um curso de culinária na França, abriu um pequeno restaurante no Brasil e tem o dom de irritar seus candidatos a fregueses com uma infinidade de explicações pretensiosas sobre como são feitas as escolhas de ingredientes de cada prato e qual vinho combina melhor com o que se vai mastigar. 'O pedante na cozinha' trata de culinária, naturalmente, mas é, antes de mais nada, um livro sobre a arte de escrever. Julian Barnes usa sua própria experiência na cozinha para fazer uma espécie de resenha informal de vários livros ingleses de receitas culinárias.

Para finalizar,compensando o longo período distante das teclas, deixo aqui uma excelente coletânea (que também vai na bagagem) de textos sobre inflamação.
Clique aqui e confira

Como mída de áudio, levarei comigo a discografia completa do AC/DC, minha banda preferida e como não sou egoísta deixo um exemplo.
Clique na imagem ao lado para baixar o segundo disco desta turma endiabrada que fez a trilha sonora de grandes momentos da minha juventude. Um rock'n'roll verdadeiro, visceral, maravilhoso, adrenalizante &c, &c, &c.
Nota biográfica: meu primeiro porre de gin foi sonorizado pela música Ride On; já não lembro mais o nome da musa do porre; o gin e a canção, no entanto, ainda me são inesquecíveis!

A música faz parte de minha vida e posso dizer que consigo fazer praticamente qualquer coisa enquanto escuto música. Há, no entanto, 3 exceções a esta regra; 3 exemplares que me dão "Tilt": além de Baden e Armandinho Macedo, o AC/DC!
A canção Squeler, deste disco, é responsável por várias multas por excesso de velocidade.

Abaixo um Slideshow da banda com a canção Ride on



Como últimas recomendações não deixem de conferir:

Knol: O novo e wikipédico braço da Google

Darwin Awards: Site que homenageia idiotas que morreram estupidamente em nome de iniciativas imbecis contribuindo assim para uma certa depuração intelectual na espécie humana.
O nosso Padre dos balões, uma prova de que Deus não quer idiotas perto de si, é um típico homenageável no site.
Os relatos, todos confirmáveis, são hilários.

Falun Gong Site em português sobre a doutrina da seita chinesa de aperfeiçoamento mental. Proibida pelo governo chinês, temeroso do seu efeito emancipante e clarificador da mente.
Exercícios para impedir que seu organismo fique "remoso"!

Não deixe de conferir o material recomendado e até setembro se Deus quiser!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails