setembro 15, 2007

Au lapin agile

Na tentativa de explicar porque, mesmo a passos de tartaruga, o nosso país parece rastejar sempre para frente (por menos que concordem os pessimistas!), já se disse que o Brasil cresce enquanto os políticos dormem. Bom, mas se esta premissa for verdadeira, o que acontece quando eles não dormem, preocupados que estão com conchavos e votações idiossincrásicas?
Talvez aí o Brasil pare de vez!
Imagine a situação: um corruptor abandonado na linha porque naquele momento o corrupto está fazendo ligações urgentes para preservar o esquema que se encontra sob tempestade de mídia.
Torna-se difícil arranjar alento para prosseguir; no entanto, toda vez que isto ocorre lembro um aforismo de “Tio Rui” (personagem já citado neste blog) que costuma dizer que “...se os pessimistas tivessem razão, ainda estaríamos nas cavernas!”
É...,
Mas todos hão de concordar que esta quarta-feira teve sabor de derrota em final de copa do mundo (Dirceuzinho Abadía deve ser mesmo muito antipático a ponto de perder o mandato e ainda virar réu).

O episódio abaixo serve (quase que inaparentemente, é verdade) de ilustração sobre o alcance da comoção nacional:
Esta semana, reclamei da minha “personal chef” que o ensopadinho de coelho que lhe pedira para acompanhar (ou ser acompanhado) por um Mercurey (um Borgonha tinto que muito me apraz) estava, digamos assim, fora do ponto; ela esquecera o mirepoix e negligenciara críticos 10 minutos adicionais de cozimento. Diante do diagnóstico preciso, num típico movimento de evasão glútea (esporte nacional que consiste em desviar a bunda do acesso da seringa) ela fez uma pausa e disse-me em tom de conselho:
- O senhor precisa parar com esta mania de jantar com a TV ligada em noticiários nacionais; deste jeito não tem comida que fique boa. Todo dia é a mesma coisa, ou pior; quando a gente está cansado, se entra coisa ruim pelos olhos, a comida azeda antes de chegar no estômago.
Concordem,
Uma evasão glútea de categoria,
Imagine se meus ensopados fossem preparados por um torneiro mecânico!!
Uma síntese de brasilidade contemporânea: incompetência costurada a uma obviedade e arrematada por um conselho maternal de viés filosófico.
Pensei comigo: estou frito!
Como um daqueles professores de matemática antigos, olhei para ela finalizei: 5 para o resultado e 10 para o raciocínio!
Mas enfim,
Enquanto este interlúdio balzaquiano acontecia na minha cozinha, nosso Rastignac pernambucano parecia perguntar lá da Escandinávia: “Vocês querem bacalhau ?”
A barba grisalha, o dedo faltante e o semblante tranqüilo; e nem poderia ser diferente: Dilma, a Pitbull e o caseiro Tião são bem treinados.
Bem, quanto à vizinhança, o diagnóstico é pontual: tá tudo dominado!
Ou quase,
Não me faltam suspeitas de que, quando cansarmos do “Cansei”, os realmente insatisfeitos possam partir para organizar um “Acorda milico!” tal como foi gritado há mais ou menos um mês atrás por uma passeata de protesto em São Paulo quando passava em frente ao Comando Militar do Sudeste.
Link para texto da Folha
Após o inusitado vocativo, passaram a entoar canções de Vandré!

Parece confuso não?

É parece, mas a confusão pode passar ou pior: piorar, como aconteceu com Vandré que passou, após um passado brilhante, a IDOLATRAR as forças armadas de forma prá lá de patológica.
Enquanto a banda passa, lembro de Marina Lima, e fico esperando por acontecimentos.

P.S. Sentei para escrever um texto metafórico, alusivo ao romance “A pele de onagro” de Balzac; sua universalidade, filosofia e interpretação. Ao final ia recomendar um livro que cheguei a pensar em presentear a um amigo e que desisti para mais tarde, numa espécie de remorso, relê-lo numa sentada e, mais uma vez, descobri-lo muito bom.

Não sei o que me aconteceu. Parece que o teclado ganhou autonomia e escreveu sozinho o texto acima!
Fica para próxima!

Inté

PPS: Não poderia deixar de comentar, nem que fosse num PPS, o lançamento do livro:

400 G - TÉCNICAS DE COZINHA
Autores:
Betty Kövesi, Carlos Siffert, Carole Crema, Gabriela Martinoli
Editora: Companhia Editora Nacional
Quanto: R$ 68 (576 págs.)

Que ainda não li, mas que me parece vir para preencher, em português, o lugar ocupado na cabeceira dos chefs pelo livro de McGee comentado alguns posts abaixo.

Não deixem de conferir os links para servidores de armazenamento de dados online:

Xdrive.com : 5G de mémoria gratuitos
mediafire.com: Um rapidshare menos restritivo


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails