março 19, 2011

Um acerto de contas?

Dados relativamente recentes sugerem que a auto-consciência não é um privilégio exclusivo da espécie humana. Chimpanzés, bonobos, orangotangos, elefantes e golfinhos certamente tem existência cartesiana (pensam, logo existem): reconhecem-se no espelho e interagem socialmente de forma inequivocamente  distinta. Manifestam emoções tais como alegria, raiva, luto e saudade.
Golfinhos estão sendo treinados para usar o iPad e estão se dando tão bem que os cientistas não conseguem conter o entusiasmo.
Aliás, eu sou um fã deles!
Punta Rocas liga as esquerdas
Seu focinho/boca termina perto dos olhos em curva ascendente parecendo que sorriem o tempo todo.
Eu passei o último carnaval numa surftrip ao Peru e não posso deixar de admitir que o Oceano Pacífico sempre me surpreende pelas suas diferenças com meu estreito e cálido Oceano Atlântico intertropical.
Pelicanos, cormorões, polvos enormes e... Golfinhos!
Lindos, enormes, em bandos (manadas?) brincando em águas rasas, pescando, nos divertindo.
Golfinhos surfam aparentemente por prazer!
Tive a oportunidade de compartilhar vários drops com eles.
Pareciam ter cuidado conosco e demonstrarem alegria por estarem em nossa companhia.
Quando a série (de ondas) passava, ficavam junto ao crowd (galera) nadando junto à superfície esperando as próximas ondas.
Na sexta-feira dia 12/03 algo me pareceu diferente: eles estavam eufóricos!
Pareciam querer falar!
Roni pega um jacaré enquanto Luís decide para onde ir
Neste dia, pegamos um longboard para uma remada até um ponto no meio da baía de Punta Hermosa para ir até Kontik - uma onda oceânica perfeita e ENORME!
Eles nos receberam na praia e seguiram conosco até onde as ondas quebravam.
Surfaram conosco por 2 horas consecutivas como quem brinca com amigos.
Voltando à pousada, soube do alerta de Tsunami e comentei sobre os golfinhos com os peruanos locais.
Foram unânimes: até para eles os golfinhos pareciam alegres demais!
Golfinhos eufóricos...
Tsunami...
Que coisa!
Refeitório na pousada Luisfer
Lembrei-me do documentário The Cove no qual as cenas de massacre de golfinhos por pescadores japoneses me causou profunda tristeza.
Fiquei imaginando uma associação mágica entre a atitude dos golfinhos e a desgraça do Japão...
Haveria relação?
A crueldade deles para com nossos amigos sorridentes é realmente insuperável
Isto para não falar das baleias que eles perseguem para fins "científicos"!
Assista o video e talvez vc, como eu, comece a sentir um Schadenfreude
Eu sei, é torpe, mas é incontrolável
Acho que golfinhos sentem Schadenfreude!
Alerta: as cenas são muito fortes!


Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails