Trata-se basicamente uma compilação do método que descobri intuitivamente e sobre o qual nada escrevi. Felizmente, gente como Nelson Faria se ocupou do assunto e escreveu o livro que recomendo a todos principalmente àqueles que sempre manifestam admiração por minha forma de tocar (que chupinhei de Toquinho e de Baden; sem a mesma proficiência, sim claro!)
Compre-o na FreeNote
e boas harmonias!
---------------------------
Dá-se o nome de "arranjo em chord melody" ou "violão solo" à forma de se tocar o violão ou a guitarra onde a melodia e a harmonia são executadas simultaneamente.
Tive a sorte de aprender este estilo com professores da maior competência no assunto: inicialmente no Brasil, ainda adolescente, estudei com o Gamela (Sidney Barros) e depois, quando fui passar uns tempos nos EUA, tive aulas particulares com Ted Greene e no GIT com Joe Diorio, Ron Eschete e Joe Pass.
O chord melody exige do músico executante não apenas o conhecimento da formação dos acordes e inversões, mas também conhecimentos de contraponto, harmonia e arranjo. Coloquei neste livro informações que venho pesquisando sobre como pensar na formação dos acordes privilegiando a nota da melodia, encontrar as notas de tensão e as inversões dos acordes, fazer uso de contraponto e substituições harmônicas nos arranjos, trabalhar os acordes em bloco, utilizar a harmonia quartal, trabalhar o ciclo das quartas e o ciclo das dominantes, construir frases em acordes, utilizar acordes com cordas soltas, pesquisar alternativas harmônicas, criar progressões com acordes da escala diminuta, aplicar digitações alternativas com pestanas, dedo em alça e "double stops". Além de uma sessão especial do tipo "Voce Sabia?" com curiosidades harmônicas que podem ajudá-lo a esclarecer alguns mistérios do braço do nosso instrumento.
Tem também um explicativo passo-a-passo de como se construir um arranjo em chord melody e exemplos de arranjos prontos para você executar.
Faça bom proveito deste trabalho que escrevi na intenção de preencher uma lacuna existente no mercado editorial de títulos abordando esse assunto. - "Nelson Faria"
NELSON FARIA:
Nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais, Nelson mudou-se para Brasília ainda criança, acompanhado da família. Na capital federal, iniciou os estudos na música, logo se juntando a vários instrumentistas e cantores de sua geração para desenvolver os primeiros trabalhos. EM 1983, decidiu mudar-se para Los Angeles, Estados Unidos, onde cursou o G.I.T. (Guitar Institute of Technology) e teve o privilégio de aprender com os mestres Joe Pass, Joe Diorio, Frank Gambale, Scott Henderson, Howard Roberts, Ron Eschete e Ted Greene. De volta a Brasília, tornou-se um dos instrumentistas brasileiros mais requisitados para gravações, shows e workshops, desenvolvendo, paralelamente, trabalhos no exterior, como instrumentista e arranjador.
O nome de Nelson Faria aparece em mais de uma centena de discos, tendo trabalhado ao lado de João Bosco, Cassia Eller, Zélia Duncan, Milton Nascimento, Toninho Horta, Tim Maia, Leila Pinheiro, Paulo Moura, Ivan Lins, Wagner Tiso, Edu Lobo, Fátima Guedes, Gonzalo Rubalcaba, Lisa Ono, Baby do Brasil, Maurício Einhorn entre outros, acumulando no currículo gravações e apresentações em quase todo o Brasil, no Japão, Estados Unidos, Israel e em diferentes países da América do Sul e da Europa.
Seus trabalhos mais recentes em parceria com outros artistas podem ser conferidos no último CD de João Bosco, Malabaristas do Sinal Vermelho no qual contribui como produtor, arranjador (orquestra de cordas e metais) e instrumentista, o CD da cantora Suéca Karolina Vucidolac, que contratou Nelson para produzir e arranjar seu CD pelo sêlo IMOGENA na Suécia, O CD da cantora holandesa Joseee Koning , o CD do vibrafonista de Arthur Lipner e da cantora Sanny Alves, lançado no Japão pelo selo Koala Records.
Nelson Faria teve algumas de suas composições gravadas em CDs internacionais, como o CD "Da cor do Pecado" de Sanny Alves (Koala Recosds - Japan), o CD "Jazz Caliente" do pianista Lee Waterman, O CD "Modern Vibes" de Arthur Lipner, eo CD "Brasil, meu país musical" de Karolina Vucidolac
Entre as cantoras brasileiras que se destacaram nos anos 90, duas tiveram o auxílio luxuoso de Nelson para marcar presença definitiva no cenário pop nacional: Cássia Eller, que contou, desde o início da carreira, com a sua fiel guitarra; e Zélia Duncan, que desde os tempos de Zélia Cristina, na Brasília dos anos 80, conta com as suas cordas e arranjos. Como não podia deixar de ser, ambas participaram do seu primeiro disco solo, Ioiô, gravado em 1993. Outra cantora que também teve a parceria de Nelson como contribuição decisiva em sua estréia no show business foi Ana Carolina, que fez questão de ter ao seu lado o mesmo guitarrista de Cássia Eller, uma de suas referências.
Entre o primeiro disco solo "Ioiô", em 1993, e o quinto, que leva o seu nome, Nelson Faria lançou outros três CDs: Beatles, um Tributo Brasileiro (Solo Music, 1998), com o pianista José Namen; Janelas Abertas (Lumiar Discos, 1999), em duo com a cantora Carol Saboya; e Três/Three (independente, 2000), em trio com o baixista Nico Assumpção e o baterista Lincoln Cheib.
Aprendendo e Ensinando:
Nelson Faria é daqueles profissionais que acreditam estar sempre aprendendo. Em 2001, depois de muitos anos voltado para trabalhos solo e em parceria com outros músicos, decidiu dedicar mais um tempo aos estudos. Agraciado com a Bolsa Virtuose, concedida pelo Ministério da Cultura, participou do programa BMI Jazz Workshops, em Nova York, onde teve aulas com os músicos Manny Albam, Jim McNeely e Michael Abene. Durante os meses em que esteve na cidade americana, participou de várias gravações com músicos nova-iorquinos e brasileiros, apresentando-se em vários clubs e casas de espetáculo.
Como educador, Nelson Faria também acumula muitos projetos bem-sucedidos. Entre 1987 e 1999, lecionou as disciplinas de arranjo, harmonia, improvisação e guitarra na faculdade de música da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro. Paralelamente, ministrou inúmeros cursos e workshops em todo o país, entre os quais merecem destaque o Primeiro Seminário Brasileiro de Música Instrumental, o Curso Internacional de Verão de Brasília, o Festival de Música da Universidade do Rio Grande do Norte e a Oficina de MPB de Curitiba. Fora do Brasil, Nelson também realizou workshops na International Association of Jazz Educators (IAJE), na Manhattan School of Music e na New School, em Nova York; Esteve nos anos de 2001 e 2002 na Berklee College of Music, em Boston para lecionar o violão brasileiro como professor convidado; na University of South California, em Los Angeles; e na Göterborgs Universitet, na Suécia.
Fã incondicional de jazz e MPB, Nelson Faria é autor de quatro livros didáticos que focam a improvisação, as peculiaridades harmônicas da música brasileira e as técnicas do violão e da guitarra, todos acompanhados por CDs com demonstrações práticas das lições: A Arte da Improvisação (Lumiar Editora, 1991); The Brazilian Guitar Book (Sher Music Co., 1996), publicado nos Estados Unidos pela mesma editora do Real Book e no Japão pela editora Arikita Music; Escalas, Arpejos e Acordes para Violão e Guitarra (Lumiar Editora, 1999); e Inside the Brazilian Rhythm Section (Sher Music Co., 2002), escrito em parceria com o pianista americano Cliff Korman, lancado nos EUA e Japão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário