setembro 17, 2009

Point bloqueado!

Este final de semana não tem surf no nosso point urbano de Jaguaribe.
Salvador vai viver um fim de semana diferente com a invasão de pranchões do mundo inteiro. Nesta sexta-feira, as principais estrelas da categoria começam a competir no Pena Bahia International Longboard Classic na nossa cidade. A prova inédita na América do Sul do ASP Longboard Qualifying Series (LQS) vai até domingo e atraiu competidores de outros países, como o norte-americano Tony Silvagni, o argentino Mario Perez e o peruano Piccolo Clemente. Mas, os favoritos ao título são mesmo os brasileiros, que já possuem grande experiência internacional.
Os três estrangeiros inscritos na Bahia também irão para o Pena Pernambuco International Longboard Classic da semana que vem na Baía de Maracaípe, em Ipojuca, no litoral sul do estado pernambucano. Eles e os quatorze brasileiros mais bem colocados no ranking mundial fazem parte da lista dos principais cabeças-de-chave que estrearão apenas na terceira fase das competições.
É o caso do campeão mundial de 2007, o carioca Phil Rajzman, e do eneacampeão brasileiro Picuruta Salazar, santista de 48 anos de idade que participou de todos os eventos que decidiram os títulos mundiais da ASP. Picuruta já compete junto com seu filho, Alex Salazar, um dos 24 atletas que entram na segunda fase do Pena Bahia International Longboard Classic em Salvador.
"É sensacional ter essas duas etapas inéditas no Brasil e na América do Sul", destaca a fera dos pranchões, Picuruta Salazar. "É importantíssimo para nós, brasileiros, termos essas chances de conseguir um número maior de vagas para a disputa do título mundial. Estas etapas vieram na hora certa e mostram que temos força e condições de realizar uma etapa do WLT também".
Essas duas provas são classificatórias para o ASP World Longboard Tour, cuja participação é limitada para 32 competidores de todo o mundo. Ambas oferecem premiação de 20.000 dólares e são classificadas com nível 4 estrelas, com as vitórias valendo 1.000 pontos no ranking LQS 2009. A Associação Nordestina de Surf (ANS) concretizou o desejo dos longboarders contando com grande apoio governamental e também da marca cearense Pena, que deu nome aos dois eventos.
"Na minha visão, são eventos de relevante importância", ressalta o próprio Pena, proprietário da marca. "Primeiro, por se tratar da modalidade que deu início ao esporte muito tempo atrás, pela evolução na qual o longboard se encontra e também o nível de excelência apresentado pelos atletas, que fazem um espetáculo bonito de se ver. Sem falar nas belezas naturais dos locais escolhidos. Salvador com suas riquezas culturais, suas belas praias, seu clima, arquitetura, história e as lindas baianas. E Maracaípe em Pernambuco com diversas qualidades citadas acima, além das piscinas naturais de Porto de Galinhas. Certamente serão dois eventos para ficar na história", acredita Pena.

Vale a pena conferir!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails