janeiro 20, 2007

O Livreiro de Cabul


Dica de leitura

Para os amantes da literatura, vale a pena conferir o livro: " O Livreiro de Cabul" que atualmente encontra-se na lista dos livros mais vendidos, foi escrito pela jornalista norueguesa Asne Seierstad, onde pode-se encontrar relatos dos 3 meses que a mesma viveu com a família de um livreiro na capital do Afeganistão após a queda do Talibã. O livro traz relatos interessantes sobre a realidade muçulmana (seus costumes, tradições e rituais) que não são conhecidos no mundo ocidental. Na casa do livreiro, Seierstad conviveu com sua esposa, cinco filhos e outros parentes. Através de conversas com cada membro da família pôde retratar em tom literário a visão de cada um deles em capítulos distintos. O livro consegue prender a atenção do início ao final com histórias tristes e até mesmo chocantes da vida num país arrasado pelas guerras em pelo caos social. Após a edição do livro, a jornalista fez uma doação para ajudar na contrução de uma escola para garotas em Cabul (uma vez que as mulheres só tem direito de conversar com os homens da mesma família - quando têm permissão para isso!). Recentemente a autora recebeu uma ameaça de protesto pelo próprio livreiro pois o mesmo estava acusando Seierstad de ter exposto sua família ao público. Porém, o livreiro afegão (cujo nome verdadeiro é Shah Mohammad Rais) preferiu fechar um contrato com um outro editor norueguês para escrever um outro livro que será intitulado: "Eu Sou o Livreiro de Cabul" ( e os judeus ainda levam fama de só visarem o lucro! Precisamos rever este conceito!). Taí a dica e, boa leitura!

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa Maneca,
Quebrou o gelo!

Manellis

Coluna de Trajano disse...

Greenaway, Paglia e intelectuais vêm ao país

Seminário anuncia vinda do cineasta, da ensaísta e da escritora norueguesa Asne Seierstad

Michel Houellebecq é outro entre os convidados do Fronteiras do Pensamento, que acontece entre março e dezembro, em Porto Alegre

EDUARDO SIMÕES
DA REPORTAGEM LOCAL

A organização do Seminário Internacional Fronteiras do Pensamento, que acontece entre 20 de março e 4 de dezembro, em Porto Alegre, anunciou anteontem que fechou mais três nomes para sua lista: a escritora e ensaísta americana Camille Paglia, a jornalista norueguesa Asne Seierstad, autora do best-seller "O Livreiro de Cabul", e o cineasta britânico Peter Greenaway.
Promovido pelo Projeto Copesul Cultural, da Companhia Petroquímica do Sul, e aberto em novembro do ano passado, com uma conferência do historiador inglês Paul Kennedy, o Fronteiras do Pensamento tem 23 conferências previstas, ao longo de nove meses.
O elenco promete atrair interessados em diversas áreas. O ex-ministro da Educação Paulo Renato Souza e o filósofo francês Luc Ferry abrem o evento no dia 20 de março. Nas letras, destaque para Seierstad (que se apresenta em outubro) e o escritor francês Michel Houellebecq (que deve encerrar o seminário, em dezembro).
Entre os outros nomes já confirmados estão o polêmico jornalista inglês Christopher Hitchens, o videoartista americano Bill Viola, o sociólogo americano Immanuel Wallerstein, o filósofo tunisiano Pierre Lévy, o ex-chanceler mexicano Jorge Castañeda e o cientista político americano Marshall Berman.
"O objetivo do seminário é criar um espaço de reflexão sobre grandes temas da contemporaneidade. Como se trata de uma primeira edição, e ainda estamos testando o modelo, o corte curatorial foi flexível e abrange quatro linhas: pensamento, conjuntura do mundo, estética e artes", explica o historiador Gunter Axt, membro da curadoria do seminário, que prevê um público de até 1.500 pessoas por palestra, a participação deste público, com perguntas, e a publicação de uma obra coletiva com transcrições das conferências.

Patrocínio
O seminário Fronteiras do Pensamento está orçado em R$ 3 milhões, sendo 65% do valor provindo de leis de incentivo (cultural e Rouanet), e 35%, de investimento direto da Copesul. As conferências acontecerão sempre às terças-feiras, geralmente no Salão de Atos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Até o dia 31 de janeiro, o passaporte, que dá direito a todas as conferências, está sendo vendido a R$ 450. Mais informações sobre o seminário no site www.fronteirasdopensamento.com.br.

Related Posts with Thumbnails